Thursday, April 15, 2010

Interdependência
"Você Para Mim É Problema Seu!" Reloaded

(esse texto é uma pequena adaptação retirada do livro. Coloquei ele aqui pois hoje eu adoraria que algumas pessoas tivessem lido isto.)

Enfim, a idéia de unidade independente não passa de uma limitação na nossa capacidade de ver. Se cada uma dessas unidades é independente, mas ao mesmo tempo interdependente das demais em um sistema maior, por que acreditar que os seres humanos são seres individuais isolados e sem uma interdependência, existindo como partes de algo maior que nos vê como células? É uma visão dialética de nossa existência que nos abre para uma existência mais plena.


Quando você entra em uma sala e sente “um clima pesado”, está mergulhado nas transmissões e ligações dessa interdependência. Quando há um massacre na África, nos iludimos de que ele não nos afeta, e fazemos isso apenas porque não conseguimos identificar seus efeitos. Mas este entendimento seria diferente se entendêssemos que o planeta, é apenas uma célula no Universo, e nós, apenas uma célula no planeta. Mas entenda que apenas uma célula não quer dizer que não temos importância. Pelo contrário, somos parte integrante do todo e o todo se compõe do coletivo das partes. Não há todo sem as partes que o formam.

Não há vitória em uma vida se colocando em oposição ao outro, pois o outro é parte de mim, uma vez que faz parte do todo maior do qual eu também faço parte. É como se três sujeitos estivessem em um pequeno bote e dois deles começassem a brigar. Um deles fura o bote, para que o outro se afogue, mas esquece de que afundará junto e ainda levará o terceiro que tinha certeza de não estar envolvido no conflito.

No comments: