Wednesday, April 28, 2010

Anistia. Amadurecimento Político ou Renovação no Picadeiro?


Estou muito preocupado com a votação da lei da Anistia. Acho o tema extremamente importante. A liberdade de expressão, de livre manifestação de opiniões contrárias, o direito a criticar o Estado e o direito de viver sob diferentes religiões, crenças e ideologias são, para mim, fundamentais. A democracia e a honestidade são pilares de uma sociedade que me faça sentido. Este tema, pra mim, é sério.

Talvez por ter sentado, como judeu, à mesa na Páscoa judaica e escutado sobre a liberdade, sobre quando os judeus saíram da escravidão no Egito. Talvez por ter vivido com meus avós e tios, fugidos da guerra, chorando irmãos que se foram nos campos. Talvez por ter sido educado por pais e avós ativos nos movimentos de esquerda que atuaram contra o governo ditatorial no Brasil. Talvez por viver em um país com a cultura influenciada fortemente pelos negros, filhos da escravidão. Talvez por tem membros da família que foram torturados ou talvez apenas por uma razão que foge à minha compreensão, mas a restrição à liberdade e ao direito de uma pretensa justiça ao indivíduo me são extremamente incômodos.

Estão debatendo se os crimes do período da ditadura devem ser anistiados ou não. Eu entendo a importância desta discussão e acho que ela deve ser feita com muita seriedade. Mas o que me preocupa é viver em um país que se diz embebido em um sério debate sobre o passado e não se posiciona como um país que leva a sério os valores democráticos de liberdade no presente.

Vimos o jornal Estado de São Paulo sob censura, vimos o presidente Lula recebendo o presidente do Irã, que é declaradamente um ditador que defende preconceitos e posições absurdas e radicais. Vimos nosso presidente tentando equilibrar-se em uma aproximação com a Venezuela que vive sob uma pré-ditadura grave. Vemos posturas apaziguadoras frente ao governo da Bolívia quando teve atitudes de soberanas totalitárias. Vemos uma estrutura de Poderes que serve contra o povo, protegendo funcionários públicos e políticos de responderem seriamente por seus crimes contra o dinheiro público.

Às vezes acho que, no Brasil, estas discussões ainda não são sinal de amadurecimento político. São apenas novos espetáculos jogados no picadeiro para uma política que ainda se alimenta de pão e circo.

(A imagem do palhaço foi retirada da Internet. A fonte está do lado, mas com pouco leitura. De qquer forma: não é minha.)

No comments: