Monday, May 24, 2010

Uma Consultoria Ancorada no Fluxo
Num bate papo sobre nosso trabalho de consultoria resolvi expressar um olhar.


Achar que é uma estrutura e um conjunto de conteúdos que definem um trabalho bem preparado é uma herança da educação cartesiana e positivista. Eu discordo disso.


Eu acredito no fluxo. Um grupo, quando reunido, gera uma dinâmica absolutamente única, disponibilizando informações importantíssimas sobre a sua dinâmica e sua configuração como equipe, como organização e como indivíduos inseridos no coletivo. O grupo em seu espaço transubjetivo disponibiliza toda a cultura de uma organização, com todas suas potencialidades e seus principais entraves. Tudo está lá, assim como todo o céu está dentro de nossa pupila quando olhamos para cima. Acessar este conteúdo e conseguir traduzi-lo, demanda bastante preparação, formação e sensibilidade. Há um sério e grande trabalho prévio a ser feito, mas este trabalho diz mais respeito à preparação do indivíduo que conduzirá este trabalho, do que à estrutura do trabalho em si. A ilusão de que todo trabalho pode ser reproduzido igualmente, traçando-se os personagens, mas mantendo-se a metodologia, é mais uma determinação positivista que enfraquece o potencial de trabalho das empresas.

Para preparar uma intervenção há muito trabalho, mas dedico a maior parte dele a um olhar para mim mesmo. Para minha preparação para implementá-lo, minha serenidade para conduzi-los adequadamente, no meu alinhamento com os demais consultores e, principalmente, numa preparação interna profunda para oferecer a melhor qualidade de presença que eu puder.

Todos os modelos, metodologias de gestão e apresentações teóricas devem acompanhar o processo de transformação, mas não são, e jamais serão, a essência de um verdadeira trabalho de transformação.



(A SatyaWork é uma consultoria de gestão e inovação baseada na condução de processos de intervenção junto aos profissionais das organizações www.satyawork.com.br)

No comments: