Tuesday, May 25, 2010

Um Mergulho na Essência do Marketing


Hoje recebi um misterioso envelope. Um destes envelopes com plástico-bolha por dentro. Olhei o remetente: PADI – Professional Association of Diving Instructors. Dentro, um diploma dizia: Congratulations for you 10 years as a Pro Diver. Parabéns pelos seus dez anos como mergulhador profissional.

O diploma era uma bobagem, que eu mesmo poderia ter impresso na minha impressora. Me perguntei: Vale a pena mandar um envelope desde os EUA com um diploma desses? Minha resposta: Sim!

Quando comecei a mergulhar, 25 anos atrás, o Brasil tinha algo mais do que uma centena de mergulhadores. Hoje são dezenas de milhares. Todos filados a uma organização internacional, o que nos transforma em um número entre centenas de milhares. Tudo no muno globalizado e conectado é grande. Somos muito pequenos perante esta imensidão.

Hoje, quando recebi o feio diploma, me senti muito bem. Fiquei feliz por constatar eu este pequeno número que me tornei entre tantos, não se perdeu. Mesmo sabendo que algum sistema de computador deve ter gerado isto praticamente sozinho. Mesmo que seja apenas um sistema, eu estou lá na minha especificidade. Meus 25 anos embaixo d´água não se perderam e meus dez anos como profissional também não. Fiquei orgulhoso e feliz. Coloquei o tosco papel impresso na prateleira atrás da minha mesa e enchi o peito para exibi-lo. Se há algum tempo pensei em abandonar PADI, hoje esta decisão é mais difícil.

O mais importante: Como marketeiro lembrei de algo que também serviu para me acalentar a alma. Marketing ainda é sobre pessoas. Tocá-las. E para isto, basta uma pequena ação, no momento certo, no local certo, e seu efeito pode ser imenso. O mundo tá tão grande que todos precisam ajuda par manter sua individualidade. Num mundo tão grande, o pequeno pode ser gigante.

Conheça a PADI

No comments: