Tuesday, May 25, 2010

Tem Dois Neguinhos, Um Morava na Jamaica, E o Outro No Brasil
Jamaica vive calamidade, e é um alerta para o Brasil


One Love!
One Heart!
Let's get together and feel all right.

Esta acontecendo uma quase Guerra civil na Jamaica. A situação, embora nos pareça distante, diz respeito a todos nós, e ao Brasil, no mínimo, como um sério alerta. Quando uma estrutura pública é comprometida com os ganhos individuais e não constrói uma nação, este é um risco constante. Um país com políticos enriquecidos vergonhosamente, injustiça crescente, insatisfação constante e políticas públicas mal planejadas que se perdem na corrupção, devolve prejuizos a todos Mas esta situação não se sustenta no longo prazo. Ela é frágil e inaceitável. Um Estado que não trabalha efetivamente pela população, numa relação de amor e idealismo, está sujeito a episódios perigosos e vergonhosos como este.

O Brasil está tão mergulhado nesta dicotomia quanto a Jamaica. O Rio, palco da maior e mais conhecida festa popular do mundo e cenário de algumas das mais belas músicas que gingam com seu ritmo, é também o berço do PCC. O berço de um Estado pouco comprometido, com intenções duvidosas e uma gestão, no mínimo, levemente dividida com a criminalidade.

Na Jamaica, a dicotomia ruiu em seu equilíbrio delicado, como já ruiu no Brasil tantas vezes. São Paulo e Rio foram palco de dias terríveis, onde a inversão do poder deu ao crime a gestão da ordem, ou da desordem. O Estado teve sua fraqueza cuspida em sua cara. As lojas foram fechadas e a cidade entrou e pânico, por não confiar no Governo.

Um traficante, ameaçado de extradição para os EUA, conclamou sua organização da enfrentar o Estado na Jamaica. E o Governo jamaicano está tendo muita dificuldade em reestabelecer a ordem. A situação é terrível, e a população paga.

Brasil e Jamaica têm muitas semelhanças. Quando estive lá, em boa parte me senti em casa. Nós, porém, vivemos um compromisso mais maduro, pois o Brasil está galgando posições importantes no contexto internacional, está clamando uma economia sólida e uma democracia madura. Não é só fazer pose na TV. Tem de governar direito e com compromisso interno!

O Estado do Brasil, nosso Governantes, precisam acordar!!! Sentem-se sobre o trono da roubalheira e da gestão mal feita e má intencionada, e um dia verão a navalha da criminalidade em seu próprio pescoço. E assim como acontece hoje na Jamaica, parte da população, cansada e desiludida, gritará para que cortem-lhe a cabeça e acabem com o pesadelo, como fez a rainha vermelha de Alice! Mas, caros governantes, isto aqui não é um sonho, nem um conto de fadas. Isto aqui é um país, cheio de riquezas, mas que precisa ser gerido com muita responsabilidade e a consciência de que os políticos e o povo não são duas entidades separadas. Somo um só. Todos no mesmo barco, e demos a vocês o leme. Tratem isto com responsabilidade e não o percam!


Jamaica - Estadao

No comments: