Monday, May 03, 2010

Casamento por Interesse
Tem gente interessada em brindar à cidade e incentivar a curtição das áreas públicas

Ontem fui a um evento delicioso. Não podia ser um simples casamento a união dos meus queridos amigos André Stern (Dedé Stern, psico-geólogo) e da minha querida amiga PZ (Paula Zemel), arquiteta, artista piradinha e genial. Paula que vive tentando ver espaços com um novo olhar e o André, que dedica a sua vida à educação e é vidrado no Centro de SP. O casamento foi uma Flash-Mob na deliciosa Praça Buenos Aires, em Higienópolis. Foi fantástico aproveitar o espaço público de maneira tão inusitada. A maioria dos presentes tinha memórias de infância daquele lugar, e confessavam pelos cantos não entrar lá há anos! O que será que nos afasta tanto dos espaços públicos? Bom, a pergunta, eu sei, tem respostas óbvias e verdadeiras. Segurança principalmente. Pena.

Mas a praça estava linda, e um monte de gente lá pra assistir a um casamento só a deixou mais bonita. Foi um brinde ao espaço público e à cidade.

É claro que no meio a administradora dos parques ameaçou remover todo mundo á força. Sim. Paula tinha pedido autorização para a prefeitura que a concedeu, desde que não houvesse um sacerdote religioso. Mas, para o judaísmo não é preciso um rabino pra casar. Apenas um celebrante que saiba fazer as rezas, e assim foi. Mas a prefeitura não passou nada para a administração dos parques e os noivos tiveram que lidar com isto no meio de tudo. Mas o sorriso da noiva amoleceu a administradora que, com bom seno, desistiu de expulsar cidadãos da praça pública!

Por fim. Parabéns a eles. Foi ótimo. Dançar até cair foi apenas pra coroar na festinha que rolou depois em um apartamento maravilhoso com vista pra praça. Pra mim, nesse casamento, os convidados foram presenteados!


No comments: