Monday, May 03, 2010

Chega de Marketing Fútil!
Tem gente que ainda não entendeu que o marketing agora começa na gestão!





Hoje a comunicação corporativa e o branding assumiram um papel fundamental no marketing. Não existe mais produto completamente desvinculado da empresa que o produz. O mercado e a sociedade, que pouco a pouco percebem que são a mesma coisa, estão cada vez mais atentos a quem são as empresas e como elas se relacionam com o mundo. Logo mais não será possível uma empresa com posturas que agridam a sociedade e o planeta vendendo seu produto de forma inconseqüente. Qualidade do produto e preço seguem sendo fundamentais, mas não serão mais suficientes.

Por hora ainda é possível fazer isto. Basta produzir atrás da muralha da China e a hipocrisia corporativa fingirá não ver o que se passa por lá. Mas eu acredito que uma hora isto também vai acabar.

Ainda existem empresas achando que marketing é escolher uma mensagem e colocá-la numa embalagem bonita. Depois é só veicular em vários lugares e gerar visibilidade. Grande engano.

Marketing hoje em dia é um exercício de potencializar a transparência. A empresa tem de ser e fazer verdadeiramente algo que incentive a sociedade a prestar atenção nela e comprar seus produtos. Depois entra o marketing pra pensar como provocar a sociedade a prestar atenção e ver o que está acontecendo. Por isso também as empresas não podem mais fazer feio e querer que os marqueteiros resolvam na base da maquiagem. Não nos prestamos a isso, e essa estratégia não funciona!

Toda vez que os marketeiros tentarem promover ações vazias. Para expor marcas e produtos sem essência, com ações que não reflitam quem a empresa realmente é, pagarão o preço disso! Pois, uma hora, a sociedade vai descobrir e o feitiço vai virar contra o feiticeiro.

No comments: