Monday, May 03, 2010

O Lobo em Pele de Cordeiro

Populistas são crianças mimadas pelo próprio ego


Populistas são lobos em pele de cordeiro. Indivíduos cujo amor a si próprio é tão exacerbado e desviado que sobrepõe a capacidade de sentir amor ao próximo. Seu interesse no próximo é verdadeiro mas não amoroso. Ele precisa do próximo para admirá-lo. Pois é na admiração dos outros por ele que ele alimenta sua própria auto-admiração torta. Na gestão pública estes indivíduos tomam atitudes falsas. Ações de curto prazo que apaziguam as ansiedades primárias do povo, mas não constroem uma sociedade mais madura e mais forte. É como um pai que dá doces a uma criança ao invés de comida saudável, porque a criança chora e pede doces. Eles não ensinam a importância da comida. Ele apenas atendem de forma infantil. Os populistas estão interessados em fazer a sociedade feliz no curto prazo para que esta siga declarando sua gratidão e admiração a eles. Não são, eles, nem um pouco mais maduros do que as crianças que choram por doces. São, em seu íntimo emocional e psíquico, infantis e perversos. A responsabilidade de um governante não é fazer seu povo feliz no curto prazo apenas. É construir uma sociedade mais sustentável no longo prazo, nos seus aspectos sociais, econômicos e também ambientais. O alimento ao intelecto e à alma é também importante para apaziguar de maneira mais profunda as angústias do povo.

O populista não tem interesse em incentivar uma sociedade mais madura e educada, pois prefere lidar com uma sociedade que tenha mais baixa capacidade crítica, e também porque ele crê que é dele que virão as soluções para todos os problemas. É uma criança metida e arrogante.

Bem disse Rousseau: “Antes de examinar o ato pelo qual um povo elege um rei, seria bom examinar o ato pelo qual um povo é povo. Pois sendo esse ato necessariamente anterior ao outro, é o verdadeiro fundamento de uma sociedade.” O ato que forma um povo precede a escolha de seus governantes. Sendo assim me ponho a pensar, o que deve mudar na essência de um povo para que este seja capaz de eleger líderes que o querem fazer crescer, e não populistas perversos que babam sorrisos arrogantes e acariciam a cabeça de seus governados como se fossem crianças. Temos de acordar!

É bom, sim, ser tratado como uma indefesa criança por vezes. Mas sem os desafios sérios da vida um indivíduo não cresce, e nem cresce uma sociedade.

1 comment:

Unknown said...

Não só os populistas... Não foi FHC quem vetou a aprovação do ensino obrigatório de sociologia nas escolas do país? E ele É sociólogo! Isso foi meso, como disse, de o povo pensar criticamente...