Friday, March 26, 2010

O Mundo está um Caos! ...Graças a Deus.

A Geração de Conhecimento no Mundo da Complexidade.


O mundo está cada vez mais complexo. Mas a idéia de complexidade é só a aceitação de nossa condição limitada. Após a Revolução Industrial o conhecimento se tornou totalmente positivista. Compreender o funcionamento do mundo passou a ser o objetivo da ciência e transformou o mundo numa coleção de leis de causa e conseqüência.

Pra mim é a hora de aceitarmos que não conseguimos explicar o mundo de forma absoluta. Ainda existem, e sempre existirão, lacunas inexplicáveis, e precisamos aprender a aceitar.

Há uma dicotomia entre uma estrutura de ciência positivista e a diversidade de possibilidades que o mundo nos oferece.

Há uma discussão fervilhando em quase todas as instituições e grupos voltados à produção de conhecimento. Diz respeito ao espaço que há de ser dado às teorias da complexidade ou Teoria do Caos.

A Teoria do Caos parte do princípio de que o mundo é formado por uma multipliscidade de variáveis que se cruzam e tornam cada situação singular. Nada é igual ao que passou antes. Em cada situação haverá variáveis únicas, e às vezes imperceptíveis.

O crescimento das teorias da complexidade e o espaço que elas vêm ganhando no mundo da produção da ciência e do conhecimento, seja através da física quântica, seja através do estudo da subjetividade, trazem à tona a importância da singularidade e, assim, a importância central do indivíduo.
Finalmente começamos a resgatar o indivíduo.


A aceitação de que há sempre uma relativização da verdade, destrói a posição estática do saber e a posição defendida de educadores que se apóiam na idéia do suposto saber inquestionável, trazendo educadores e “educandos” para o mesmo plano.

Educadores terão, mais do que nunca, de serem efetivamente especialistas em desenvolvimento humano. Em gerar espaço e incentivar a aprendizagem.

As instituições de formação precisam, cada vez mais, ser espaços de troca, de interações que trazem os professores para o papel de experientes facilitadores.

O resgate do individual e da dimensão construtiva do conhecimento adquire significação essencial no caso de todos os campos de estudo do humano.
Gerar conhecimento neste contexto, começa ao assumirmos o quão pequena é nossa capacidade de entender, e aceitar o quanto ainda não sabemos.

1 comment:

José Bueno said...

Marcio querido
Tanta coisa para falar, tanta vontade de sentar com vc, Alan, Deborah, Mila e falar de lacunas, de caos, de criação e afeto, e claro, educação.
Sincronia: acabo de saber da morte de Oswaldo Frota Pessoa, um cientista/educador. Copio aqui o que diz uma aluna, amiga e admiradora de sua obra.
Um grande abraço e até breve.

http://veja.abril.com.br/blog/genetica/oswaldo-frota-pessoa/