Thursday, March 25, 2010

Negócios na China é um negócio da China.





Agora todo mundo quer ser sustentável, todo mundo se preocupa com as relações, condições de trabalho na sua cadeia produtiva, etc e tal...a não ser que você mande fazer na China. Aí, tudo bem. Pra mim, parece meio hipócrita tudo isso. A China é um país que vive sob um regime ditatorial, reprimindo movimentos de independência com violência, como o do Tibet, restringe a liberdade de imprensa, mantém um sistema judiciário fechado vinculado ao governo. Tem índices de poluição altíssimos e jornadas de trabalho gigantes.

O problema dos índices de desenvolvimento econômico é que eles escondem a qualidade deste desenvolvimento. Primeiro a Google comprou essa fantástica briga com a China. Foi ótimo, mas, na real, a China é um mercado grande demais e estratégico demais pra Google abrir mão de verdade. De qualquer forma é interessante ver um conflito desta ordem entre uma empresa e um Estado. Mas se a sustentabilidade e os valores defendidos pelo ocidente fossem realmente levados a sério, as empresas deveriam boicotar um Estado ditatorial. Ao invés disso, injetam negócios na China levando-a a crescer vertiginosamente. Agora, especulou-se que a Dell sairia da China para um ambiente político mais estável. Mas também já se especulou que isto foi apenas especulação para gerar uma competição com a Índia e melhorar as condições de negociação para a Dell.

Não tenho esperanças que a coerência moral venha a direcionar as ações do mercado no curto prazo, e nem me julgo apto a definir se esses valores são tão corretos assim, mas, de qualquer forma, me dou o prazer de pensar nisso e olhar torto para a mentira que estes valores sustentáveis ainda carregam.

Acho que todos os discursos e posturas carregam suas razões e visões, mas sinceramente, é na incoerência do discurso e da prática que eu me incomodo.

No comments: