Wednesday, March 24, 2010

Do Silêncio

Dois olhares se encontram e se olham por um longo tempo.


- O que?

- O que?

- Você ta me olhando.

- Estou, sim.

- E então?

- O que?

- Por que?

- Por que te olho?

- Por que me olha em silêncio?

- Engraçado...

- O que?

- Foi achar o teu olhar que me tirou do silêncio.

- Mas você continuava em silêncio!

- Não continuava, não.

- Mas você não falou nada!

- Mas já não estava no silêncio.

- Mas sem dizer nada...estava em silêncio.

- Não estava. Estava em ti.

- Mas nada disse.

- Isto te incomodou?

- ...Não sei...

- Te tocou?

- Sim.

- Então eu estava em ti, e vc, não estava também no silêncio. Estava em mim.

- (risos) É...de alguma forma...

- Este lugar não é o silêncio.

- E onde é o silêncio?

- Onde eu estava antes de nos encontrarmos.

- E o que há lá?

- Silêncio.

- Nada?

- O contrário... Tudo.

- Tudo?

- É. Tudo.

- Se há tudo, por que nada se diz quando se está no silêncio?

- Porque tudo, é muito pra se dizer.

- E tudo fica lá fazendo o que? Se explicando?

- Não. Dançando.

- Dançando... E fazemos o que enquanto tudo dança.

- Assistimos a dança, mergulhados nela, profundamente.

- E as pessoas ao redor? Estranham?

- Não há nada ao redor quando estamos no silêncio.

- Não?

- Não para nós. Não para que está nele.

(silêncio)



- Estava no silêncio?

- Não. Estava ainda em ti.

- Mesmo?

- Mesmo.

- O que pensava?

- Vais me dizer quem és?

- Por que?

- Se me disseres, podemos seguir conversando, nos conhecer.

- E se não?

- Vais passar a habitar o meu silêncio.

- E dançar?

- É, talvez por hora, a rainha do baile.

- Adoro dançar.

- Isto quer dizer que se vai? Sem me dizer quem és?

- Melhor assim.

- Se assim me diz, creio.

- Meu ônibus se aproxima.

- É.

- E tu, para onde vais?

- Quando fores?

- Isso.

- Creio que de volta ao meu silêncio.

- E como está lá?

- Não sei. O deixei quando te vi.

- Como imagina que estarás?

- Mais belo, contigo..., mais triste...por hora.

- Parece poesia.

- Do que é feita a poesia, se não do silêncio?

- Me vou.

- Já sei.

- Já sabe?

- Já sabia quando te vi.

- Tchau...

(silêncio)

No comments: