Tuesday, June 01, 2010

Eu acho que a BIC errou feio!
Se não teme a barata o homem da Bic, o anúncio é ainda mais absurdo. Fosse por medo sua ação, haveríamos ainda de aceitá-la.

A Bic está com uma nova campanha no ar. Assisti um dos anúncios e confesso que me assustei. Tem algumas linhas criativas que parecem desconectadas de toda a tendência mundial. Não estou falando da tendência da publicidade mundial. Estou falando da tendência de sociedade, e de valores que devem ser incentivados, enquanto outros devem ser desencorajados.
Anunciante e agência são empresas conhecidas pela sua qualidade, mas nesta, eu acho que erraram muito.

No anúncio, feito pela Borghierh Lowe (que é uma baita agência com todos os méritos, sem dúvida),  a empresa claramente valoriza o homem que, frente a uma barata, pisa nela sem cerimônias. De certa forma ela diz ser este o homem que usa seu barbeador. Talvez a empresa queira associar o rosto barbeado à masculinidade. Talvez, contrapor a tendência entre os homens de deixar uma “barba mal feita”. Não sei, mas acho que o ato de esmagar um ser vivo sem, ao menos, lembrar-se de que uma barata é um ser, é péssimo. Ainda que uma barata desperte pouca compaixão na maioria da população, o ato de matá-la cruelmente ser associado a um ato positivo, pra mim, depõe fortemente contra a marca. Sem contar o desrespeito direto a públicos, como os budistas, por exemplo, que não aceitam a morte de nenhum animal por acreditarem na sacralidade da vida e na reencarnação.

Pra mim a Bic e a Lowe erraram feio. Propaganda de mau gosto, estrategicamente mal pensada e péssima associação de valores com a marca! Muito ruim! Odiei. E ainda querem mandar pra toda América Latina!! E ainda destacam que nenhuma barata foi maltratada durante a filmagem! E daí?! Estão incentivando o ato. Achei ruim mesmo.

6 comments:

Unknown said...

Só por curiosidade, o que você achou do vídeo de making of?

Marcio Svartman said...

O vídeo do making off, como vídeo documento achei ok. Tá correto, mas sem nada de mais. Careceu de emoção pra mim, mas talvez poque achei ruim toda a estrutura argumentativa da campanha. Acho muito antiquado falar em um homem na medida certa, pior ainda achar que tem que matar a barata. O humor que eles descatam, eu não achei.O vídeo não me ajudou a entender melhor o conceito ou achar ele menos ruim. Claro que tudo isso é uma opinião minha, muito pessoal.

Katrin Warkentin Svartman said...

A campanha vendeu barbeador pra caralho, cunhado...
E os resultados a respeito da qualidade da comunicação, segundo o público foi avaliada como alta (post view da milward brown). Acho que a propaganda brasileira anda apanhando muito por causa de opiniões pessoais demuita gente. Eu tenho fobia de barata (e vc sabe) e portanto, a minha opinião pessoal é que a barata deveria morrer mesmo. Minha opinião. Beijo, ka

Katrin Warkentin Svartman said...

Aliás, eu no lugar da mocinha, desmaiaria, se o "homem bem feito" não agisse rápido! Acho que essa comunicação fala disso... Não sobre homens que conseguem matar barata, mas sim do homem simples, sem rodeio, direto ao ponto... Não é sobre ser rude. É sobre o homem que "sabe". Os códigos do homem mais reconhecidos na sociedade tem a ver com simplicidade. Não é?

Marcio Svartman said...

Bom Ka,
Não posso discutir que a efetividade de uma campanha que vende muito existe. Como meu olhar é muito voltado, hj em dia, pra branding, minha opinião tem este viés. E, vc sabe, eu sou meio extra conceitual. Atendi a Bic na área de barbeadores no comecinho da minha vida profissional, qdo tava na Rino, e sei que são super voltados a resultado comercial. Enfim, o mundo tem muitas formas de ver as coisas. Ainda bem.rs. ...mas eu não gostei. ;-) bjk

Katrin Warkentin Svartman said...

É que nesse caso específico os bons resultados não firam só comerciais...
Conseguimos construir sobre o valor mais fundamental para bic que é ser simples. Um valor que está estampado na parede deles lá em Cajamar e está na boca dos consumidores de forma espontânea.
Já Gillette é o oposto. Mega high tech, mega sofisticada. Não por acaso o David beckham é, ou já foi, o garoto propaganda deles. E nunca vai ser, mesmo com muita verba, o de bic.
Beijos,
ka