Wednesday, June 09, 2010

Discurso de Meu Avô (Zeide Jacó)


Este discurso foi feito por meu avô, Jacob Melech Szewc, no dia do bar-mitzva de meu tio, Henrique Chevis. O discurso foi feito em idish e gravado em um LP 78 rotações. Foi traduzido por minha mãe no ano passado, Betty Svartman, e digitado pelo meu irmão, André. Por isso o título. André é o neto mais novo entre os dez que formam parte do legado de Jacob Szewc. Meu irmão do meio, Mauro, leva o nome dele em Hebraico. Eu inseri traduções entre parênteses para as palavras pronunciadas em idish.
Neste domingo, dia 13 de junho de 2010, o neto do meu Tio Hique comemorará o seu bar-mitzvá, o Guilherme, filho da Claudia e do Zeca, irmão do Marquinhos. 56 anos depois. É o segundo bisneto do meu avô a fazer bar-mitzva. O primeiro foi o Alê, filho do Milton. Aí vai uma pequena homenagem aos meus primos queridos, meu tio e meu avô, que não chegou a conhecer seus bisnetos.


“Meu querido filho Henrique,


Hoje, dia 24 de Novembro de 1954, comemoramos, eu, seu pai, junto com sua mãe (Golda Wolak Szewc) e seu querido irmão (Carlito) e irmãzinha (Bettynha), seu 13º aniversário.
Como seu aniversário caiu numa 4ª feira, nós queríamos dar oportunidade de toda nossa família e amigos poderem participar da `simchá` (alegria/ comemoração). Nós os chamamos no sábado, dia 28 de Novembro, para divertirem-se conosco e darem kavód (respeito/ homenagem) a você.

Para você, meu querido filho, a data de hoje é um dia especial, porque hoje é seu 13º aniversário, seu Bar Mitzva, o que significa que a partir de hoje você se forma uma pessoa de pleno pensamento e responsabilidade, por você, por seus pais e pelo povo judeu.

Bar Mitzva é para os idish uma data em que a criança passa a ter sua própria sabedoria e seu conhecimento e por isto é tão investida pelos idn (...) e para nós, pais, uma data tão cara. (idish ou idn é como os judeus ashkenazi referiam-se aos próprios judeus)
Acredito que ao dizer estas palavras você vai entendê-las e tratar estas palavras com respeito.(...)

Você tem um mundo com pessoas boas e pessoas más, e quando você for escolher seus amigos, escolherá entre as pessoas boas, porque essas são as que vão lutar por um bom futuro.

Da época do seu nascimento até hoje, o mundo passou por uma terrível guerra: uma guerra que foi horrível para toda humanidade e para os idn em particular. Seis milhões de idn foram mortos sem motivo: queimados vivos nas câmaras de gás e entre eles estavam seus próximos – babe (vó), zeide (vô) , tios, tias e outros seus. Hoje, infelizmente ainda existem pessoas más, que querem repetir o mesmo. Eles querem, de novo, a guerra. Eles querem, de novo, culpar as pessoas.
E eu, teu pai, quero no dia de hoje te fazer uma pergunta: O que é melhor?
Tenho certeza de que você, meu filho, vai escolher as pessoas boas. Por causa de sua educação.

A você, meu filho Henrique, desejo que cresça num mundo de paz e de justiça.
Eu, teu pai, desejo a você que se desenvolva um bravo judeu.
Como minha querida esposa já disse e você já sabe, nós não comemoramos as cerimônias religiosas. Acreditamos no mundo moderno. Com sua sabedoria moderna. Em criar nossos filhos em um ambiente de honestidade e generosidade, mentchelechkait ... (humanismo) também para o povo judeu.”
Jacob Melech Szewc

1 comment:

Unknown said...

Que lindo!
Fiquei emocionada!!