Friday, June 18, 2010

Estou Correndo Atrás do Rabo
A gente acha que já entendeu, mas na verdade ainda não aceitou


Conversando com uma amiga querida ela me contava sobre sua avó: Minha avó sim era feliz. Calma, serena e feliz com o que tinha. Não queria demais, não reclamava da vida. Teve uma vida simples dedicada à família. Teve uma família difícil, uma infância ruim, mas, mesmo assim, não tinha queixas. Ilusão!

A vida é feita de todos os sentimentos, e a saúde mental de uma vida boa e tem angústias, tristezas e frustrações! Nós ainda esperamos que a vida seja um patamar de serenidade, que um dia alcançaremos. Mas ela não é. Todos têm seus conflitos e eles são doídos para quem os vive. Os profundos conflitos da vida nos são simples quando vividos pelos outros. Mas eles não são menos duros do que os nossos próprios para quem os vive.

A doce avó da minha amiga, assim como a minha própria, cresceu num mundo onde não se falavam abertamente dos conflitos profundos. Das dúvidas e ambigüidades. Velar e não expressar estas questões não faz mais fácil lidar com elas. Ela sofria e certamente morrer com alegrias e tristezas. Levou realizações e sonhos frustrados. Sonhos que poderiam ter sido realidade e sonhos que nasceram para morrer sonhos. Foi-se cheia de pensamentos, como iremos nós.

Estamos em um momento onde, mais uma vez, a sociedade busca a liberdade. Quer se expressar, viver por amor, ser livre! Todos podem quase tudo. Mas esquecemos que as instituições engessadas foram criadas com o tempo para aplacar as angústias geradas por uma liberdade absoluta e extrema. Será que estamos girando em círculo e cometeremos os mesmos erros do passado? Sim! Mas não são erros. É apenas a vida. Seguimos buscando aplacar nossas angústias mudando nossa forma de viver e o mundo ao nosso redor. Não há problema com isso. É saudável. Mas as angústias voltarão, pó is assim é o ser humano. E os sentimentos de que não gostamos também fazem parte de uma vida saudável.

Não somos melhores do que o cachorro que corre atrás do rabo, mas nossa corrida é mais complexa e cheia de elementos, portanto, aproveite a corrida deliciosa, pois este é o propósito da vida, pois o rabo você não alcançará.

No comments: