Friday, November 25, 2011


Instituto Fazendo História
Uma história que encanta

Há alguns anos recebi um presente. Desses que vem embrulhados de convite.
Ser conselheiro de uma Instituto que se formava, em 2005, com não muito mais do que um trabalho iniciado, experiências ricas e formações consistentes de quarto psicólogas, cheias de energia, vontade e conhecimento.  Olhei ao redor e percebi estar neste convite muito bem acompanhado, por muitos que hoje me acompanham no Conselho.
Foi assim que teve início uma relação maravilhosa de construir e desafiar. Foi assim que nasceu o Instituto Fazendo História, Instituição que abraça a causa de melhorar profunda e seriamente a condição de abrigamento e desabrigamento neste país, e assim, melhorar o país. É um trabalho que olha para todas as conexões. Todas que conseguem ver, procurando, o Instituto, através de todos que nele se envolvem, acolher cada uma delas e trabalhá-las.
No começo, Renata, Lola, Cacá e Claudia, que cito aqui pois foram as que seguraram nas mão as primeiras sementes, desbravavam com muita coragem e energia os caminhos de criar uma nova instituição.  Nós, o Conselho, fazíamos o mesmo a partir de nosso lugar. Ajudamos, cobramos, participamos, até que, de repente, começamos a perceber que o barco tinha movimento próprio. 
Hoje, ser conselheiro do Instituto Fazendo História é um grande orgulho para mim. O barco vai, com uma tripulação grande e maravilhosa, que infelizmente não citarei nomes por serem muitos. Cada um, fundamental e fantástico. Estar no conselho é uma honra, que permite ver de perto um trabalho lindo, que cresceu, ampliou-se, amadureceu e, hoje, atinge muita gente. Muita gente tem e terá um futuro melhor graças a cada pessoa dessa equipe. Muitos vieram e que foram, mas todos são parte desta história. 
Vocês, queridos profissionais e voluntários, estão realmente fazendo história. O Conselho assiste e aplaude. Eu ao menos, o faço, mas sei que posso dizer isto em nome de todos.
O Instituto fecha o ano com realizações maravilhosas, três indicações a prêmios muito importantes, dos quais ganharam dois, e, principalmente, com muito conhecimento, energia e pessoas incríveis para continuarem Fazendo História. Muitas crianças agradecem, tenham certeza. Muitas famílias mal podem agradecer. Eu agradeço o presente de ser membro deste Conselho.
Há algumas semanas tive o prazer de acompanhar no MASP, o evento de premiação de uma das indicações, e vi a vibração desta equipe. Maravilhosa.
Parabéns! Que 2012 ilumine suas vidas, como suas vidas tem iluminado a de tantos outros.
Marcio


Se você não conhece o Instituto Fazendo História, clique aqui pra ver que trabalho lindo. E se puder, apóie, e ajude esta história a ficar cada vez mais bonita.
Em 2011 o IFH foi indicado aos prêmios Empreendedor Social - Folha de SPPrêmioClaudia e Prêmio Tecnologias Sociais - Fundação Banco do Brasil , tendo vencido os dois últimos.

No comments: