Wednesday, August 11, 2010

Nem Tudo Pode ser Prioridade
Brincadeira Política, minha opinião ...ou desabafo

Cada vez que escutoalguémquestionando um candidato ele responde: Isso será prioridade no meu governo!

O que isso quer dizer? Eu não sei. Tô esperando algum candidato responder: “Frente a todos os problemas do país e aos recursos limitados, considerando as dificuldades imensas que enfrentaremos, nãopretendo direcionar este tema como prioridade.”

Tenho a sensaçãode que eu adoraria ouvir isto. A prepotência me assusta um pouco nos nossos candidatos. Será que eles não sabem que não poderão resolver tudo? Ou será que somos nós mesmos que preferimos uma postura política infantil, ou melhor, imatura, e ainda queremos que o Governo resolva tudo de maneira messiânica? Temos um pouco deste jeito de criança politicamente. Queremos que o Estado resolva os problemas do país, mas não atuamos como sociedade que contribua para isto. Claro que a sociedade se mobiliza criando ONGs e afins, montando iniciativas importantes. Mas esta é apenas uma instância da organização da sociedade. Há uma instância praticamente abandonada no país: a cobrança séria que a sociedade deve fazer sobre o Governo. Precisamos cobrar o Estado. Há organizações que podem nos ajudar a fazer isto, mas não damos a elas atenção suficiente. A imprensa também atua de forma pouco madura politicamente. Não incentiva fortemente a sociedade a este amadurecimento e não exerce com dedicação o seu papel educador. Sucumbe com facilidade a assuntos novos que levantem a audiência e, em alguns casos, sucumbem ao pedido regado a pressão política.

Fazemos humor de nossa imoralidade política. Ohumor tem alto poder de catarse e consegue expôr temas difícies. Mas ele é pouco transformador, pois carrega certo conformismo que, na minha opinião, já não temos mais direito de aceitar. Acho que a graça acabou.

Não busco um candidato que tenha tudo em suas prioridades. Busco um candidato com puquíssimas prioridades. O número que possa ser abraçado realmente, e queme explique porque e como estas prioridades atuarão na transformação e na melhora deste país.

No comments: