Monday, August 30, 2010

Essa Galera é o Caos
Artigo publicado na revista ResultsOn - setembro 2009

Não há dúvidas de que uma nova geração de profissionais chega ao mercado numa onda de mudanças fantásticas. Estão mais preocupados em se realizar do que em agradar a todos. Entendem o coletivo. Não acham contravenções uma coisa engraçada e, muito menos, a corrupção aceitável. Possuem grande capacidade de inovar e estão dispostos a fazer isso nas organizações onde trabalham, desde que elas se façam interessantes pra eles.

Mas o que chama a atenção é a capacidade de dar um fim ao certo, pondo abaixo a velha visão de certo e errado. Em um mundo que demanda inovação e que não sabe exatamente como as coisas devem ser feitas no futuro, a ideia de que “tem que fazer o certo e não pode errar!” é simplesmente ultrapassada.
Um desafio é começar a criar espaço nas empresas para a aprendizagem consciente baseada na experiência. Uma jornada é mais interessante quando não sabemos onde ela dará. Errar, cada vez mais, terá de ser incorporado como parte natural dos processos. É claro que para isso é preciso desenvolver um forte senso de responsabilidade.

O conhecimento precisa aprender a abraçar a dúvida e o inexplicável. As coisas não podem mais ser vistas como resultado direto e reproduzível de algo. Há que se aceitar a multiplicidade de variáveis que influenciam cada resultado. O mundo é complexo! É chegada a hora de acatarmos – e isso vale para os gestores – as sensações sem explicação lógica, e incorporar a pura vontade como razão válida para se fazer algo. E, quem sabe, uma geração que questiona o que é certo esteja mais preparada para isso? Tomara!

No comments: