Thursday, August 05, 2010

A Dimensão do Indivíduo
um pequenino fragmento do novo livro que, por hora, é  um pequeno embrião.


Cada um de nós, em nossa individualidade ,é uma parte e um todo. Somos uma célula num organismo maior. Uma célula fundamental. Uma célula que carrega em si todo o planeta e, com isso, forma sua individualidade a partir de como se insere neste todo. Quanto mais formos capazes de exercitar nossa percepção de que estamos conectados, melhor poderemos influenciar o todo, e mais profunda será nossa conexão. Agredir o próximo também me agride. Quando agredimos alguém, saímos dessa situação com um sentimento de agressividade, mesmo que tenhamos sucumbido o outro, não saímos com um sentimento bom, de amor. Todos nós estamos sujeitos a explosões de paciência que nos levarão a agredir. Mas esta agressão afetará também a mim de maneira ruim, ao passo que o contrário também será verdadeiro. Tratar alguém com amor fará com que o meu sentimento seja de amor. Internamente terei incentivado uma energia de melhor qualidade e potencializado em mim um sentimento bom.


Um crime bárbaro do outro lado do mundo pode não me afetar aparentemente. Mas afetará, ainda que a cadeira para que isto aconteça seja imperceptível, como falamos anteriormente. Não é uma relação direta, mas esta agressão afeta a minha vida. Muito ou pouco. Perceptível ou não.

Praticar a consciência da unicidade individualmente é um exercício de transformação. O caminho é manter sua consciência ampliada e lembrar que você será afetado por tudo. Um papel jogado no chão a uma agressão no trânsito. Você é um agente que pode ser vítima, mas também é causador de tudo que está ao seu redor. Seja um agente positivo desta transformação.



No comments: