Wednesday, September 01, 2010

Proibiram a Piada e Perderam a Graça

Este artigo foi publicado hoje (01/09) no site de Itu.
Replico ele aqui pois acho este um dos textos mais relevantes que já publiquei, pois acho o tema muito grave e sério.

Eu tentei, mas é impossível não comentar sobre a palhaçada que foi cogitada neste país, de proibir o humor sobre o processo eleitoral. Meus caros polítivos e governantes, o humor faz graça para aliviar a tensão e evidenciar temas duros e polêmicos, com os quais outras formas de manifestação, por vezes, não conseguem lidar. Se os incomoda o fato de como vem sendo feito um humor escrachado sobre a política, tenham a decência de assumir que são vocês que devem produzir menos material para que o humor seja feito. Tenham uma atuação que sucite admiração e discussão, ao invés de piadas e absurdos da palhaçada.


O humor é uma forma legítima e fundamental de manifestação. Proibir o humor é uma atitude que me assusta demasiadamente, pois é antidemocrática, semi-ditatorial e empobrecedora. É como exigir que uma criança cale o seu choro enquanto não aprender a falar. É cruel, desrespeitoso, e evidencia uma imaturidade absurda no entendimento sobre um povo e uma nação. Espero que seja isto, pois se não o for, é má intenção pura.

Não, eu não acho bom chegarmos a um nível de humor em que a política vira uma palhaçada. Eu acho que este país deveria começar a levar política a sério e assumir que não tem mais graça. Mas não por decreto! Não podemos contribuir mais para que a arena política seja um picadeiro circense. Temos de exigir seriedade com seriedade. Mas isto se constróio, não se determina. Muito menos quando há situações verdadeiras que são mais absurdas do que as piadas que alguns tentam proibir. A política deste país ainda é carregada de palhaçadas. Se as piadas sobre isto os incomodam, meus caros políticos e governantes, ótimo, pois esta é a função delas. Honrem seu poder, dado pelo povo, para se fazerem dignos de respeito ao invés de material pra tristes piadas. Não usem este poder para calar a manifestação legítima pela qual é escancarada a realidade da política deste país que, sem dúvida, já perdeu a graça.

Para meus queridos leitores, se este texto pareceu demasiado duro, me desculpo. Pensei em fazê-lo mais bem humorado, mas tive medo que ele fosse proibido.

No comments: