Thursday, September 09, 2010

Cabeça do Ano
Estamos em Rosh Hashana, ano novo judaico. Isto quer dizer que pelo calendário judaico, que é lunar e não solar, estamos no final de um ano e início de outro. Começamos o ano de 5771!


E ai? E aí que o ano novo judaico funciona assim: Primeiro temos dois dias de Rosh Hashana, que quer dizer Cabeça do Ano. Dez dias depois temos o Yom Kipur, dia do perdão, quando fazemos um jejum de pouco mais de 24 horas. Neste dia, rezamos e jejuamos. Enquanto isso, Deus pensa se seremos inscritos mais uma vez no livro da vida. Estes dez dias são um período para repensar, pedir perdão, redefinir objetivos e metas e, por fim, dar início a mais um ciclo. Também é um período em que comemos doces! Chocolate e mel pelo menos, para termos um ano doce.

A idéia de ciclos de recomeço está presente em muitas tradições. Neste período de Rosh Hashaná, há muita energia favoráel para repensar e recomeçar, disponível no planeta. Nem que seja devido a algumas dezenas de milhões de judeua rezando e se concentrando para isto no mundo todo.

Portanto, se você tá precisanos repensar fundo e dar um novo pontapé na vida, Aproveite! ...e Shaná Tová!

No comments: