Friday, May 13, 2011


Erros sim, anti-semita não.

A infeliz piada do humorista Danilo Gentili agitou as manifestações de indignação. Muito justo, sua manifestação foi infeliz, absurda e ofensiva. A humanidade não pode tolerar piadas como esta.
Gentili, referindo-se às manifestações dos moradores de Higienópolis contra a construção de uma estação de Metrô no bairro, disse que é compreensível que os velhinhos judeus não queiram o Metrô por perto, pois da última vez que entraram em um vagão, foram parar em Auschwitz. Higienópolis é um bairro com grande população judaica.
O comentário foi preconceituoso. A manifestação foi dos moradores em sua condição de cidadão, não dos judeus identificados como tal. Além disso, fez o erro de banalizar um tema que não pode jamais ser minimizado: O Holocausto. O extermínio planejado de milhões de pessoas na Europa na década de 40. Judeus, negros, ciganos e outras minorias foram exterminados como pragas.
Como todo judeu de origem européia, tenho as marcas do Holocausto em minha família. Naqueles que conheci e naqueles que não pude conhecer.  Tenho as marcas em mim.
Mas precisamos nos desprender do vício de enxergar a todos como anti-semitas. O Holocausto nos ensinou uma lição, e como judeus temos o compromisso de defender e pregar o respeito às diferenças, a liberdade de religiões, e de educar sempre para um mundo onde o preconceito e a discriminação não sejam aceitos e não sejam jamais tema de piadas.
Danilo Gentili errou, mas eu não acredito que ele seja anti-semita. Ele logo retratou-se, desculpou-se, e, me parece, entendeu o erro que cometeu. Desculpou-se à comundade judaica, mas deveria ter se desculpado frente à humanidade. Deveria desculpar-se com todos aqueles que o seguem por banalizar algo tão sério. Mas ainda assim, ele desculpou-se. Tomou consciência do que fez.
Nosso papel como judeus é alertar lembrar e educar. Não é colecionar inimigos.
Danilo Gentili errou, como muitos de nós erramos tantas vezes. Mas ele não tornou-se um demônio ou um anti-semita inimigo dos judeus e da humanidade por isso.
Aprendamos a identificar nossos amigos e nossos inimigos,, e torçamos para ter mais amigos, ainda que esta relação implique em alertar amigos sobre seus erros vez por outra. Já temos inimigos suficiente, infelizmente. Não precisamos classificar nossos amigos entre eles.

1 comment:

Diane Lorde said...

É, eu gosto do Gentili e acho realmente que foi uma piada infame e sem muito pensar... apenas uma piada ruim...