Thursday, January 26, 2012


Parabéns babe Feigue
Homenagem rápida pra minha querida avó
Enquanto São Paulo comemorava confusa seu aniversário, o Rio assistiu se fazer uma tragédia de tijolos que se desfaziam. Um absurdo desses difíceis de aceitar, como não conseguia aceitar o homem que aos prantos esperava notícias da esposa que trabalhava entre as paredes que agora eram um amontoado de entulhos. São Paulo, entre denúncias feias sobre a Prefeitura e sobre o prefeito, e insatisfações aquecidas com o Governo do Estado, tentava promover passeios ciclisticos e eventos culturais para lembrar que o dia, era um dia de festa. Festa para a cidade, que comemorou, em sua grande maioria, deixando a cidade pra trás em busca de um canto mais tranquilo. O feriado para brindar à cidade, foi usado por muitos para abandoná-la. Abandoná-la por pouco, para depois voltar. Diferente daqueles que sob a tragédia de escombros, foram tristemente para não voltar mais.
Mas aqueles que vão, também ficam. Ficam naquilo que deixaram. E para concluir esse suspiro sobre este 25 de janeiro, um carinhosa lembrança de alguém que ficou, aqui está, mas há muito se foi. Minha avó, Babe Feigue, que ontem, se aqui estivesse, comemoraria seu centenário! Saudades Babe. 

Babe Feigue nasceu em 1912, na Bessarábia, uma região da Bielorussia, e que na época era território da Romênia. Veio pro Brasil ainda jovem, casou-se com meu avô, Abrão, teve um filho, meu pai, e fazia um nhoque maravilhoso. Babe quer dizer avó, em idish.

1 comment:

peke said...

Essa Babe Feigue, que ao ser lembrada com tanto carinho pelo seu neto, justamente por ter sido uma pessoa de uma pureza de espírito tão rara, deixa para a Humanidade um legado de valor inestimável, que tem se multiplicado através de seus descendentes. Um só filho, porém tres netos que já constituíram família e uma bisnetinha. Ninguém esquece a Babe. Todos carregam sua ética, sua discrição. Sua homenagem a cada antepassado, Marcio. é uma das suas valiosas características de grandeza espiritual. BETTY SVARTMAN