Tuesday, September 06, 2011


Opinião:
A Comunicação Vazia e a Cereja do Bolo
Chery usa frase vazia em seu spot de rádio

Pouco conheço sobre a Chery. Sei que é uma montadora de automóveis chinesa, fundada em 1997, na cidade de Wuhu, província de Anhuí.  Está presente em 80 países, tem 15 unidades produtivas e emprega aproximadamente 25 mil funcionários em todo o mundo. Todas essas informações que constam em seu website, assim como o fato de estarem há dois anos no pais. Não tenho nada contra a montadora ou a marca, nem mesmo contra sua campanha que, na verdade, desconheço. Minha opinião aqui manifesta não tem fundamento nenhum além de minha opinião como profissional de comunicação, disposto a discutir sempre a construção da comunicação.

Mas chamou minha atenção a frase usada no spot de rádio ( que escutei na Transamérica Trânsito). É um daqueles anúncios que ilustram, na minha opinião, o que há de pior na construção vazia de frases de efeito na propaganda e, pra mim, só teve efeito negativo. Não diz nada, e é um desfavor ao uso da língua portuguesa. Não é daqueles trocadilhos que usa a falta de lógica aparente para chamar a atenção, e depois explica-se no contexto. É apenas uma frase que nada diz e acaba sendo veículo para ensinar algo errado.
A frase é

“A Chery vai além da relação de custo X benefício.”
Como assim?? O que isto quer dizer?
Eu explico: nada!

Tudo o que um produto ou serviço oferece é integrado na percepção de valor que cada cliente monta em sua própria cabeça. Não se pode ir além da relação custo X benefício, pois tudo o que for oferecido, seja em qualidade do produto, ou em serviços de valor agregado, posturas da empresa,...tudo faz parte da construção da relação de custo X benefício.

Enfim, a frase é um contra-senso que incentiva a língua mal compreendida. Pra mim não apenas teve efeito negativo, mas denigre a imagem da marca frente à minha percepção. Incentiva as pessoas, e mesmo profissionais em geral à mal compreensão do conceito. É uma dessas como escutei de um aluno de quarto ano no curso de propaganda de uma das escolas consideradas de primeira linha ao dizer: “diferencial, hoje em dia, todo mundo tem. É preciso ter algo mais!” Não!!!! Não, meu querido. Pelo amor de Deus. Se todo mundo tem, não é diferencial! E assim começa o erro na compreensão dos conceitos. Acho que uma empresa como a Cherry não deveria incentivar este tipo de coisa com uma frase vazia como esta.

Acho que a Cherry deveria repensar seu uso em sua campanha, que imagino venha seguindo uma linha de sucesso.

1 comment:

Diane Lorde said...

Aulas de português e interpretação de texto gratuitas, aproveitem!
Gostei do comentário e digo mais, aprender é bom, aprender o certo é ainda melhor...rsrs
Bom feirado!