Thursday, July 14, 2011


Quando o importante é ser transparente, mesmo se for pra fazer sacanagem.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge, assumiu hoje que é impossível que as obras da Copa do mundo no Brasil não sejam superfaturadas.
É verdade que esta atitude talvez seja melhor do que a hipocrisia fedorenta da maioria dos gestores públicos, que vêem, muitas vezes participam, e sem nenhuma vergonha, negam os desvios de verba pública que seguem afundando este pais em seu lodo.
Ainda assim, me parece absurdo que cheguemos a este ponto. Me chamem de radical, imaturo ou o que melhor lhes parecer, mas para mim isto é a vergonha da vergonha do desrespeito. É a expressão do ponto terrível que chegamos neste pais, onde a corrupção já é aceita como fato natural, até mesmo por um dos personagens que deveria zelar pelo seu fim absoluto!!
Este pais finge amadurecimento escondido atrás de índices econômicos favoráveis. Mas, meus caros governantes, desenvolvimento não se mede somente com índices econômicos ou com consumo pelas classes mais baixas. Mede-se também pela moralização da instituição pública de gestão! Ou, pelo menos, deveria medir-se.
Por fim, se é tão evidente que haverá corrupção na Copa, e o próprio Ministro assume isto, em um pais com tamanho déficit público e social, acho que é o caso de dizer: Infelizmente nosso pais ainda não está preparado para receber o campeonato.
Mas ao invés disso, vestiremos mais uma vez nossas camisas verde amarelas que trazem de brinde um nariz vermelho.

No comments: