E o Cliente se Esqueceu....
As empresas esqueceram pra que servem as agências
Acho que um dos maiores prejuízos pro trabalho das agências de comunicação e para as empresas que fazem uso delas, acontece devido ao esquecimento. Me parece que as empresas esqueceram que comunicar com qualidade envolve um pensamento complexo, treinado para pensar uma grande quantidade de variáveis sutis.
As agências eram contratadas para ajudar os clientes a dizerem aquilo que eles queriam dizer da melhor forma possível. Muito tempo de interassão com o cliente era gasto para oferecer aos comunicadores um entendimento profundo do que ele queria dizer. Depois, os comunicadores traduziam isto da maneira como a mensagem melhor levaria o público a compreender o que o cliente desejava dizer.
Hoje as empresas esqueceram-se disso. Nao interagem com os comunicadores para fazer-se entende em profundidade. Interagem com pressa e com ordens diretas. Jogam os problemas no colo das agências sem se diponibilizarem para discuti-los. Não querem escutar da agência o porque da abordagem proposta. Querem apenas dar suas opiniões diretivas, muitas vezes (na maioria) furadas quanto à estratégia de comunicação. Transformam as agências em executores e, com isso, empobrecem o processo e o resultado em toda a cadeia. Triste.
O mais importante aspecto do trabalho das agências deve ser a contrução conjunta do discurso e da estratégia. Mas esta parte foi deixada e lado. Se as empresas soubessem a melhor forma de dizer o que querem dizer, as agências jamais teriam nascido. E agora, esquecem-se disso.
No comments:
Post a Comment