Tuesday, April 27, 2010

Abayudaya . O judaísmo de Uganda
Em um momento específico, conhecer os Abayudaia salvou meu judaismo

 

Há cerca de dois anos soube da existência dos Abayudaya. Judeus de Uganda. Sua população é estimada em pouco mais de 1.000 indivíduos. Também sofreram perseguições, tendo sua população reduzida quase três vezes isso para o atual número, durante o governo de Idi Amin.
São decendentes de Semei Kakungulu, um líder guerreiro que foi convertido ao Christianismo pelos britânicos em 1880. Ele se converteu por acreditar que os ingleses facilitariam seu domínio como chefe, mas isto não aconteceu e ele se distanciou deles. Estudando a bíblia ele se apaixonou pelo velho testamento e converteu-se ao judaísmo. A maioria deles, hoje, já é aceita por Israel como judeus...o que pra mim é o menos relevante e a grande estupidez judaica contemporânea: Achamos que precisamos dar a benção para que as pessoas sejam judias.
Eu acho muito importante entender que judaísmo é mais do que a vida da nossa comunidade ou nossa visão limitada sobre nosso próprio povo!

A primeira vez que ouvi os Abayudaya cantando eu chorei.
Graças ao meu querido Salo Smaletz, consegui a gravação toda.

 



(foto superios Jay Sand)

No comments: