Thursday, May 13, 2010

Responsabilidade na Publicidade
Mais um ponto de pressão sobre a Ética no Marketing e a Publicidade Vazia.

Hoje pela manhã uma das pessoas aqui da agência pergunta: Alguém mais tá muito insatisfeito com a TIM? A resposta teve rápida ressonância, até mesmo porque somos clientes corporativos da TIM e os celulares de todos os diretores são da TIM. Além de delay em muitas mensagens, temos um dos piores atendimentos de que já tive notícias.
Sentei aqui e soube que a Neogama lançará campanha da TIM com o ator Wagner Moura, reafirmando a qualidade do serviço da operadora.
Segue minha sugestão: Quando a empresa não cumprir com a promessa feita em campanha, twittem o ator! Twittem a agência.
É mais um importante ponto de pressão sobre empresas que não cumprem a qualidade prometida em seus serviços. O ator, em uma campanha assim, não é um personagem fictício. Ele representa a si mesmo e empresta à empresa sua credibilidade. Nada mais justo de que ela ser prejudicada se a empresa não cumprir o que ele prometeu.
Quando agências e atores começarem a pensar duas vezes antes de associarem seus nomes a empresas que não cumprem suas promessas, aí teremos mais um forte ponto de pressão ética sobre o marketing e sobre a operação destas empresas. A relação transparente é sempre justa. Os atores que escolherem bem as empresas com as quais querem associar suas imagens terão sua credibilidade com o público acrescida, e passarão a valer mais para as empresas. A relação das empresas com quem fala de seus produtos e serviços seráo mais um elo de comprometimento.
Cada vez mais, marketing tem que ser expressão da realidade. Um exercício de transparência.
O marketing vazio tem que acabar de uma vez.

No comments: