Friday, November 12, 2010


Transparência, e não se fala mais nisso! ...ou quase.

Algumas pessoas nestes dias me perguntaram sobreo exercício da transparência na empresas.
Realmente o exercício não é complicado, mas como todo exercício ele demanda prática e repetição para que se aprimore. E dá trabalho, pois o que há muito não é exercitado, torna-se atrofiado, desengonçado.
A atrofia é tanta que quando vejo as tentativas de transparência, a falta de prática fica evidente, mas infelizmente não é evidente ainda para os profissionais envolvidos, que há muito não a praticam.
A transparência implica em um diálogo franco, o que está distante das práticas mais comuns entre profissionais e diferentes atores do mercado. Falta diálogo e falta consciência de que o diálogo não está ocorrendo. A estrutura de trabalho hoje não é contruída para facilitar o diálogo, mas para eliminá-lo. Cada vez mais vejo estruturas que eliminam o diálogo e discursos que declaram privilegiá-lo. Há uma dicotomia entre prática e discurso e isto está começando a colocar a transparência numa infeliz posição de discrédito.
Exercitar o diálogo demanda uma aprendizagem. Trabalho muito incentivando o diálogo em organizações. Muitas vezes acho que posso dar mais uma passo atrás, pois a organização conseguirá sustentar sozinha esta troca franca, mas o retrocesso é rápido, ainda que não volte ao ponto inicial. Ao mesmo tempo, o efeito que o diálogo provoca é incrível. O trabalho de reaprender a diálogar e exercer a transparência é fundamental, mas não ocorre no mesmo imediatismo ilusório ao que o Mercado se acostumou.
Por fim, estou cada vez mais convicto de que aprender a dialogar internamente e com o mercado é um dos saltos que precisam dar as empresas que surgirão em breve como as inovadoras destes tempos.

2 comments:

Diane Lorde said...

Olá Marcio, estive hoje na Feira do Empreendedor Sebrae e tive a honra de ver sua palestra sobre o tema Medo, já o cumprimentei, mas deixo aqui registrado minha satisfação por tê-lo assistido, mais uma vez parabéns, sem medo!

Diane Lorde said...

Coloquei a foto lá no meu blog.
Até!